Reflexão sobre a tecnologia e a educação

 


Acautela-se quanto a propagação de uma visão idílica sobre as tecnologias digitais, uma vez que se compreende que o elevado nível da tecnologia pode acarretar dimensões diametralmente opostas: do empobrecimento da diversidade à exaltação de formas únicas de se viver, da diminuição da privacidade ao surgimento de novas formas de democracia, da redução do conhecimento ao digital à importância de todo o conhecimento. Assim, aos professores do século XXI cabem as ações para o uso colaborativo das tecnologias, numa perspectiva de democratização de todas as formas de aprendizado.

Dessa maneira, o uso das TICs na Educação Básica deve ser percebido como um recurso pedagógico adicional à disposição dos professores, para a utilização na escola, no formato presencial, com o objetivo de mediar a aprendizagem, dar suporte ao aprendizado e acelerar a velocidade de troca de saberes. Destaca-se o seu papel como um recurso complementar, pois, sozinhas, as tecnologias não educam ninguém, ao contrário. Um ensino concentrado apenas nas tecnologias teria um efeito adverso gravíssimo, irrompendo a aproximação entre professores e alunos e dos próprios alunos entre si, numa proposta metodológica que se sobrepõe ao trabalho docente e o desqualifica, uma vez que subverte a concepção de protagonismo do aluno outorgando-lhe a responsabilidade de autoinstrução.

Dessa forma, torna-se importante que as inovações pedagógicas venham acompanhadas da humanização das relações de ensino, para além do uso técnico de um ou outro software. O professor precisa ser o planejador e o mediador da atividade pedagógica digital. Assim, precisamos compreender que o papel do educador  é promover a formação humana, de forma a integrar o saber e o fazer, a teoria e a prática, a ciência e a tecnologia. A atuação do educador deve envolver práticas que favoreçam o convívio democrático, analisando criticamente o contexto social e as várias histórias e experiências, valorizando a natureza e preparando para as mudanças sociais, que cada vez ocorrem mais rapidamente em nossa sociedade.

Busca-se, sob essa ótica, a compreensão de alternativas pedagógico-didáticas que satisfaçam as necessidades que o contexto social nos impõe, capazes de aproximar os estudantes dos seus objetos de estudo e observando o princípio de que toda ação pedagógica deve se utilizar dos melhores recursos disponíveis, levando em conta as características individuais dos alunos e as formas como aprendem e constroem sentidos em suas ações, potencializando assim o desenvolvimento das capacidades humanas para a formação de sujeitos pensantes, críticos, criativos e plurais.

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